sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vamos almoçar na Eslováquia?

Tem algumas coisas que somente a vida na Europa proporciona e que sinceramente ainda não me acostumei. Estava conversando com a Raquel pelo o skype e derrepente ela me fala "vamos almoçar na eslovaquia amanhã?", nossa essas coisas soam muito estranho pra mim, como assim? Almoçar em outro país, simples assim?

Aceitei o convite claro, vamos conhecer esse continente o máximo que puder. Então lá fomos nós para Eslováquia, foi aproximadamente 1 hora de trem até a cidade Esztergom na Hungria e depois fomos andando para a cidade Štúrovo na Eslovaquia, os dois países são separados pelo rio Danubio e a ponte "Mária Valéria" que por sinal é muito bonita liga os dois países. 

Essa ponte, foi construída em 1895, destruída pelas tropas alemãs em 1944 durante a segunda guerra mundia e  reconstruída em 2001 após 57 anos, com o apoio da União Européia. 


Ponte "Mária Valéria"

com um pé na Hungria e outro na Eslováquia

Exatamente no meio rs entre os dois países
SR = Eslováquia / M = Hungria

Sobre as cidades:
Esztergom fica a 50km de Budapeste e do século X ao XIII foi capital da Hungria. Nessa cidade também está localizada a maior catedral da Hungria a "Basílica de Esztergom", que fica no alto de uma montanha e tem uma construção belíssima.  

Basílica de Esztergom ao fundo

Esztergom 

Esztergom 

A cidade da Eslováquia Štúrovo teve seu nome alterado por diversas vezes, durante a primeira e segunda guerra mundial e por fim recebeu o nome de um dos maiores heróis da eslovaquia "Ľudovít Štúr", segundo o google, ele foi escritor, professor e político.

Essa cidade é relativamente pequena e estava praticamente deserta, não tinha quase nada aberto em pleno sábado por volta das 14 horas. Bom, o jeito foi ir almoçar e voltar pra casa. 

Eu percebi que esqueci de tirar foto do lado da Eslováquia, acho que o frio daquele dia congelou a minha mente, porque não sei o que aconteceu. 

Comemos uma comida típica chamada "Knedliky", que por sinal estava muito gostosa.



O passeio valeu, a vista do rio danubio é muito bonita, comi uma comida muito gostosa e ri muito com a Tatiana e com a Raquel. 


E na volta, estava quase esquecendo, ainda ouvimos "Michel Teló" no taxi "aí se eu te pego", em português mesmo :D


Reparem na cara de animada do taxista haha



Para obter informação dos horários dos trens acesse o site da BKV
  

2 comentários:

  1. Nossa mto legal esse post, o taxista realmente tava adorando trabalhar neh... rsrs cara mala...
    Agora Michel Telo nao neh! Por favor!!! Chega!!! rsrsrsr

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. nossa que legal! Obrigada!! já sigo vcs no twitter e curti a página no facebook!! Pode deixar que coloco o selo sim no BloG. Abraços!

    ResponderExcluir