sábado, 30 de agosto de 2014

Ahh Paris, Paris, por que paritu meu coração?

Mais uma vez eu fui vítima da famosa “Grande Expectativa” e mais uma vez quebrei a cara. Sabe aquela Paris elegante, rica, linda e perfeita? Então, é com muito pesar que informo que ela não existe, faz parte do imaginário das pessoas, dos filmes e das propagandas das agências de viagem. Eu não vou negar que fiquei encantada, para não dizer deslumbrada com a torre Eiffel, foi amor à primeira vista. Foi um caso de amor que durou duas horas, porque sim, foram duas horas olhando, admirando e tirando milhares de fotos da Torre Eiffel. Cheguei até suspirar “ahhhh Paris, Paris”.  Também não nego que gostei de caminhar na Champs-Élysées, ir no museu do Louvre, na catedral de Notre Dame, enfim o centro de Paris é bonito, seremos justos. MAS o caso de amor não foi adiante porque eu fiquei chocada com a sujeira do metro, com os ratos nos trilhos (as vezes nas plataformas te fazendo companhia), com as brigas entre morados e policiais, com a falta de educação das pessoas, com a sujeira nas ruas, com as pessoas te encarando de um jeito assustador, com a feira livre onde as pessoas vendiam coisas usadas, porém tão velhas que eu pensava “Meu Deus, essas coisas eu teria vergonha até de dar, imagina vender”. Enfim, Ahhh Paris, Paris, você partiu meu coração.


Agora vamos aos fatos:
1 - Chegamos por volta das 23 horas no aeroporto Charles de Gaulle. Eu perdi o papel onde havia colocado todas as coordenadas para ir do Aeroporto para o Hotel, então usamos a boa e velha prática “Perguntamos”.
Encontramos uma pessoa atenciosa no aeroporto, porém ela nos deu a informação errada, por conta disso, ficamos trocando de metro e metro até finalmente chegar ao nosso destino. Esse erro nos proporcionou a experiência com os ratos, eu percebi que eles ficam mais à vontade quando o metro está mais vazio e aí resolvem dar seus passeios em família, e que família grande.
Ponto Negativo: Não é uma experiência agradável estar em um lugar cheio de ratos quando você tem medo deles.
Ponto Positivo: Encontramos pessoas para nos ajudar, e não foi uma apenas foram várias e isso nos surpreendeu positivamente porque a fama dos parisienses não é boa. Um deles viu que estávamos totalmente perdidos, ligou o GPS e levou a gente (caminhando) até o hotel. Não sei o nome dele, mas obrigada J

2 – Presenciamos uma briga na plataforma do trem entre os moradores e os policiais. Estávamos voltando da Disneyland, cansados, com sono e de repente ouvimos a confusão, cachorros latindo, policiais correndo e um grupo de pessoas enfrentando a polícia. Não me pergunte porquê, não entendi uma palavra do que eles gritavam, mas confesso que isso nos acordou e ficamos ligeiros.
Ponto Negativo: Levamos um susto com a confusão, mas não ficamos com medo porque a briga estava do outro lado da plataforma.
Ponto Positivo: Nenhum

3 – A boa impressão dos parisienses causada no primeiro dia caiu por terra muito rápido. Primeiro devido ao péssimo atendimento na loja de souvenir, depois no metro onde perdemos 20 minutos das nossas vidas sendo ignorados por um atendente que vende os bilhetes do metro. Estávamos na fila para comprar o bilhete, havia uma senhora na nossa frente que estava terminando de comprar seu bilhete, acontece que quando chegou nossa vez, o atendente simplesmente virou as costas e foi fazer outra coisa. Batemos no vidro, pedimos por favor, estávamos praticamente implorando para comprar o bilhete do metro e nada. Chegou outra mulher que também tentou chamar a atenção do atendente e nada, ela se irritou, pulou a catraca e foi embora. Depois de cinco minutos, fizemos o mesmo e fomos embora.
Ponto Negativo: Ficamos muito putos de ter sido ignorados, queríamos apenas comprar o bilhete do metro.
Ponto Positivo: Economizamos

4 – Nos Trens de Paris vimos pessoas pedindo dinheiro, até ai tudo bem, somos brasileiros e isso não está longe da nossa realidade. Eles também entregam um papelzinho com versões em Francês e Inglês onde está escrito: “Sou morador de rua tenho X filhos e preciso da ajuda de vocês para criar meus filhos. Podem ajudar com 1 ou 2 euros ou um vale-refeição”. Bom, achei bem honesto, sou morador de rua, vou continuar sendo, me ajuda porque tenho família. Um pequeno detalhe, são pessoas que não estão mal vestidas, mas enfim, continuando, o problema dessas pessoas é que elas não aceitam um não como resposta, elas ficam insistindo para você dar dinheiro. Teve um que falou para meu primo “Eu tenho troco”, quando meu primo falou que não tinha moedas.
Ponto Negativo: Enche o saco uma pessoa insistindo para você dar moedas para ela, como se você tivesse obrigação de ajudar.
Ponto Positivo: Nenhum

Agora, vamos para as fotos de Paris que são publicadas raramente:







Para terminar esse post preciso destacar uma matéria que coincidentemente eu li quando ainda estava em Paris. O título “Epidemia da síndrome de Paris atinge turistas chineses”, me chamou atenção porque falava sobre uma epidemia em Paris e fiquei preocupada claro, eu estava na cidade e corria o risco de voltar doente para casa. No entanto a matéria fala da decepção dos turistas chineses com a cidade, por essa razão tenho que colocar essa matéria aqui. Preciso dizer que essa decepção atinge os turistas brasileiros também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário