segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Munique e sua Oktoberfest

Depois de passar uns dias em Berlim, fui para Munique conhecer a famosa festa da cerveja "Oktoberfest", vou confessar que minhas expectativas eram grandes e as melhores possíveis. Entretanto, cometi um erro, eu deveria saber que quando a expectativa é grande o risco de se decepcionar é relativamente maior, foi o que aconteceu. 

Encontrei uma festa desorganizada, nada democratica e me senti uma intrusa, pois a festa é para os Alemães, o que uma brasileira folgada estava fazendo lá? Essa foi a pergunta que certamente os nativos fizeram. 

As coisa lá funcionam assim, você não paga para entrar no Oktoberfest, é um lugar muito grande, onde tem vários brinquedos, barracas de doces, refrigerante, lembrançinhas e etc. Parece mais um parque de diversões. As famílias levam seus filhos para se divertir no Oktoberfest, veja bem, já começa errado. 

Nesse ambiente familiar não se vende cerveja, mas como assim? É isso ai, nada de vendas de cerveja. Para beber cerveja você tem que conseguir entrar em um dos Biergarten do festival. Funciona assim, cada marca de cerveja tem um espaço reservado e dentro desse espaço tem os famosos Biergarten, que nada mais é do que um jardim com bancos que você senta e bebe. Nada mais, chega ser até chato, não é? 

Bom, esses lugares estão sempre lotados e quem teve a sorte de entrar dificilmente vai sair. Quando por um milagre uma mesa é desocupada, o garçom vem até a multidão que esta sendo contida pelos seguranças e escolhe quem eles querem. Isso mesmo, não tem uma ordem de chegada, uma organização ou uma maneira justa de entrar. Eles as vezes escolhem quem acabou de chegar e você que está lá umas 10 mil horas esperando, fica com aquela sensação de "como eu sou trouxa". 


Outro detalhe, eles não fazem questão nenhuma de falar inglês, ou seja, não sabe alemão, dane-se você. Resumindo, esta festa não é para estrangeiros. 

Depois de horas sem conseguir entrar em nenhum Biergarten, decidi ir embora do festival e pretendo nunca mais voltar. O bom de tudo isso foi que consegui conhecer a cidade e achei bem interessante e bonita. Não estava limpa, mas vamos dar um desconto, afinal tinha muitos estrangeiros. 

Um lugar interessante de conhecer é a cervejaria "Hofbrauhaus", que é a cervejaria melhor localizada, de fácil acesso e você ainda encontra músicas e comidas típicas. 
Outro lugar que vale a pena visitar é o Parque Inglês "English Park", é muito bonito e transmite uma paz enorme. 


Andando pela cidade...

Eles andam com essa roupa em todo lugar, é engraçado ver! 

Biergarten, o mais perto que você consegue chegar

Parque Inglês

Parque Inglês




Cervejaria "Hofbraeuhaus"

Cervejaria "Hofbraeuhaus"

Cervejaria "Hofbraeuhaus"








Nenhum comentário:

Postar um comentário