sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Nas praias da Croácia

Estou um pouquinho em falta e em atrasado com o blog, desde do último post tanta coisa aconteceu, tantas viagens (Croácia, Suécia, Áustria, Republica Tcheca, Alemanha), que confesso, está batendo uma preguiça de escrever.

Mas vamos lá, quero continuar compartilhando tudo que estou vivendo aqui nas Zeuropas.

Primeira parada "As belas praias da Croácia", a esperada férias de verão. 

Escolhemos a Croácia para ser nosso destino nas férias de verão pelos seguintes motivos: 
1 - É perto de Budapeste, facilmente conseguimos ir de carro. 
2 - É relativamente barata por não usar EURO, e por não ser um destino muito procurado. 
3 - E porque férias de verão sem praia não é férias, não é?

Olhamos o mapa da costa croata na internet e traçamos nossa rota que incluiu: KRK, MURTER, NOVAJIA, SPLIT, VODICE e ZAGREB. 

1 - Primeiro dia (Sábado):
Depois de enfrentar um certo transito chegamos em KRK por volta das 17 horas, deixamos as coisas no hotel e partimos para pelo menos para ver a praia e conhecer um pouco da cidade. Jantamos muito bem por sinal em um restaurante perto do hotel, a sobremesa foi um sorvete muito ruim, e por volta das 21 horas com a cidade praticamente morta, voltamos para hotel. 



2 - Segundo dia (Domingo): 
Acordamos em busca de gelo, passamos por diversos postos de gasolina e nada de encontrar gelo. Eles até tem a geladeira de gelo, mas vazia. Desistimos e decidimos colocar água do mar na caixa térmica não funcionou a água estava quente. Conclusão, perdemos nossos activas :( 

Bom, sem dramas não tem como ficar de mal humor vendo esse marzão lindo. 




Neste dia conhecemos as praias Njivice e Baska. Almoçamos no centrinho de Punat, encontramos uma Croácia mais animada e ficamos por ali até anoitecer. 

Njivice

Baska

Baska

3 - Terceiro dia (Segunda-Feira):

Foi o dia de conhecer o lago Plitvice, por isso logo após o café da manhã partimos em busca do famoso lago, que ficava à 151km de distância da onde a nós estávamos. Achei que não era muito, mas o caminho que o GPS traçou tornou tudo mais longo, não era uma rodovia, era uma estradinha estreita e cheia de curvas.

Chegamos no lago e encontramos toda uma estrutura, o lugar é enorme, tem onibus e barcos para ajudar na locomoção, mapinha e placas para ajudar na localização e funcionários que falavam inglês. Claro que tudo isso não foi suficiente, nos perdemos e ficamos andando em circulos, vimos o mesmo lugar algumas vezes. Só faltou o chaves dizendo "Ai que burras, dá zero pra elas". rs

Foi cansativo não vou negar, mas o lugar é realmente bonito. Valeu a pena!




Do lago seguimos para Murter, o caminho para chegar nas cidades menores eram sempre assustadores e para agravar um pouco a situação de Murter, chegamos lá quando estava anoitecendo o que causou um pouco de medo, mas depois de passar pelo deserto Croata, você encontra as cidades perdidas. Me senti dentro de um filme de terror rs

4 - Quarto dia (Terça-Feira): 

Com o mapa de Murter em mãos fomos em busca de uma praia, encontramos a praia Cigrada,  uma praia sossegada e a primeira que encontrei areia ao invés de pedra. Tudo bem que a areia só começava aparecer quando você já estava no fundo, mas mesmo assim a praia me ganhou! 





Após o almoço, fomos para Split, um dos lugares mais famosos da costa Croata e nossa maior decepção. Encontramos uma cidade grande, cheia de prédios e cadê o charme de uma cidade de praia? Quando chegamos no nosso hostel as coisas pioraram, imagina um prédio velho caindo aos pedaços, era pior, além disso o prédio fedia. Sem condições ficar naquele lugar. 

Ligamos para o próximo hostel e conseguimos mudar nossa reserva, ficamos 2 noites no hostel de vodice ao invés de uma. E assim terminou nossa estadia em Split, durou umas duas horas o tempo suficiente para gente usar o WI-FI e ir para Vodice. Foi Check-in e Check-out mais rápido da minha vida. 

Infelizmente não tenho nenhuma foto do local, a vontade de ir embora foi maior. Mas confia em mim, era péssimo.

Chegando em Vodice encontramos uma pousada muito bonitinha, muito diferente da visão do inferno de Split. A dona era Húngara e ficou encantada com a meia duzia de palavras que falamos em Húngaro. Na mesma hora ela levou a gente pra casa dela e fez a gente tomar uma palinka, recomendou alguns restaurantes para o nosso jantar e foi muito simpática. 

5 - Quinto dia (Quarta-Feira):

Seguindo as dicas da dona da pousada em Vodice,  conhecemos a melhor praia da viagem, na minha opinião, tudo isso porque a praia era de areia e você não precisava ficar pisando com cuidado para entrar na água, ou não precisava entrar de havaianas. 

O almoço também foi ótimo, frutos do mar e o dia acabou no centrinho da cidade que é bem típico de cidade de praia. Pracinha, Igreja, Restaurantes, Feirinha, e etc. Tudo que temos no Brasil, até tinha uma bandinha tocando a música deles, essa era a diferença, nossas músicas parecem ser mais animadas,  lógico eu entendo a letra. ..hehe






6 - Sexto dia (Quinta-Feira):

Despedida de Vodice rumo a Novajia, forma muitos kilometros que rendeu algumas horinhas de viagem. A providência que tomamos quando chegamos em Novajia foi procurar um restaurante e almoçar, mesmo porque o nosso GPS não tinha o mapa da cidade, por isso, não tínhamos a mínima ideia como chegar no nosso hostel. 

Após o almoço conseguimos uma mapa da cidade em uma vendinha, inicialmente a tiazinha não queria me dar o mapa, mas depois, acho que ela ficou com dó do meu desespero e acabou me dando. Olhando o mapa vimos que a cidade era muito pequena e a gente estava bem perto do hostel. 

Nesse mesmo dia ainda conseguimos conhecer duas praias da ilha, mas depois da praia de Pirovac em Murter,  elas não tinham muita graça, tanto que agora que percebi que não tenho nenhuma foto dessas praias. 

A noite fomos para o centro de Novajia que também era animado, mas a festa rolava mesmo em ZRCE (a praia da balada), infelizmente descobrimos que as baladas não eram muito nosso estilo, então nem fomos. 





7 - Sétimo dia (Sexta-Feira): 

Fomos para ZRCE, passamos a manhã lá, mas por ser a praia da balada estava um pouco suja, então depois do almoço decidimos ir conhecer outras praias. 


ZRCE

A vontade de ir embora era ZERO


8 - Oitavo dia (Sábado):

Dia do tchau da vida mansa, levantamos cedo e fomos tomar café no centro de Novajia, compramos um queijo de PAG que é maravilhoso e pegamos o caminho da roça com destino a Budapeste. 



No meio do caminho ainda paramos em uma praia no meio da estrada e depois em Zagreb, que decepcionou por não ter praça de alimentação no shopping center. Chegamos em Budapeste por volta das 23 horas da noite, totalmente mortas e com belíssimas fotos na bagagem.


Eu volto sempre que puder a esse paraíso, é muito lindo aquele lugar! 
Super Recomendo!


5 comentários:

  1. To pensando seriamente em ir para a Croacia agora. Ta linda as fotos e varias dicas! E sim eu dei risada do seu hostel do horror hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Que lugar lindo!
    Cada praia maravilhosa, e com esse calor deve ter ficado mais gostoso ainda!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  3. eeee vem tdo mundo a gente faz uma excussão,

    Camille: tem que vim aqui pra gente Levar o Gabriel para dar uns mergulhoss hehehe :D

    Evellyn: o hostel foi traumático mesmo hihi

    ResponderExcluir
  4. Oie, gostaria de saber em relação a CNH, vale a brasileira? como é?

    ResponderExcluir
  5. Lugar lindo... pesquisei por Croácia porque ontem teve jogo da Copa... Brasil x Cróacia, ganhamos! 3x1 e um gol contra do Marcelo :P...

    ResponderExcluir