sábado, 20 de outubro de 2012

Por aí com Dani e Vivi

Do momento em que a Dani cogitou a possibilidade de me visitar até a conclusão do roteiro foram aproximadamente 20 minutos. Pois é, em 20 minutos já tinhamos férias progamadas, passagem comprada e roteiro traçado, 3 dias, 3 cidades, 3 países (Praga, Viena e Budapeste).

Nós sabiamos que a viagem seria corrida e cansativa, porém tinhamos certeza que seria também muito divertida. E vou dizer que tudo saiu como planejado, não faltou nenhum ingrediente e sobrou muita risada e comidas deliciosas. 

No domingo dia 16 de Setembro busquei a Dani e a Vivi (amiga da Dani) no aeroporto de Budapeste, e para não perder nenhum minuto decidimos viajar durante a noite para poder chegar em Praga bem cedo e conseguir aproveitar o dia. Para aguentar a viagem, sem cair no sono contamos com ajuda de chocolates, músicas brasileiras e muita conversa. Aproveitamos para colocar o papo em dia e eu consegui também conhecer um pouco a Vivi, na verdade a gente falava tanto que quando chegamos em Praga já pareciamos amigas de infância :)

No caminho Budapeste-Praga tivemos alguns desafios, como por exemplo, descobrir como colocar os toll stickers no vidro do carro. Cada país tem o seu adesivo, e tem que ser colocado na posição correta no vidro, vou te falar viu, saudade da minha boa e velha amiga cabine de pedágio.



Chegamos em Praga por volta das 7 horas da manhã, encontramos um dia bonito com sol, mas estava um frio gigante. A primeira providência foi nos agasalharmos, blusas de frio, calça jeans, cachicol, tudo saiu da mala, acho que se pudesse teriamos vestido tudo que tinhamos levado.

Um fato engraçado que aconteceu logo de manhã foi o primeiro contato que a Dani teve com uma lingua totalmente desconhecida, ela tentou usar o banheiro do hostel para trocar de roupa, mas a mulher que limpava o banheiro começou a falar em tcheco e em um tom muito alto que parecia que estava brigando com a Dani, ela ficou se ação, foi o primeiro susto da viagem hehe, o menino da recepção veio rapidamente explicar que a gente não podia usar o banheiro naquele momento, e deixou a gente se trocar de roupa em uma sala do lado. 

Bom, depois de devidamente ou melhor dizendo depois de um pouco mais agasalhadas fomos conhecer Praga, nosso segundo desafio foi comprar o ticket do metro, a máquina só aceitava moedas e nenhum comerciante queria trocar o dinheiro pra gente, o jeito foi tomar café antes e ficar rezando para que o troco fosse suficiente para comprar o ticket de um dia que custava 110 KC (Coroas Tchecas) cada um. Bom, para comprar os 3 tickes ainda faltava umas 50 kc, o jeito foi comprar mais um crossant para ganhar mais moedinhas de troco. 

Com os tickets nas mãos lá fomos nós finalmente conhecer Praga, começamos pela ponte Charles Bridge, depois fomos até o relógio Astronômico e assim por diante. No almoço comemos uma comida típica chamada Knedlik,  depois conhecemos o castelo e por fim tomamos uma taça de vinho na vinicula do castelo, chique né?


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Nas praias da Croácia

Estou um pouquinho em falta e em atrasado com o blog, desde do último post tanta coisa aconteceu, tantas viagens (Croácia, Suécia, Áustria, Republica Tcheca, Alemanha), que confesso, está batendo uma preguiça de escrever.

Mas vamos lá, quero continuar compartilhando tudo que estou vivendo aqui nas Zeuropas.

Primeira parada "As belas praias da Croácia", a esperada férias de verão. 

Escolhemos a Croácia para ser nosso destino nas férias de verão pelos seguintes motivos: 
1 - É perto de Budapeste, facilmente conseguimos ir de carro. 
2 - É relativamente barata por não usar EURO, e por não ser um destino muito procurado. 
3 - E porque férias de verão sem praia não é férias, não é?

Olhamos o mapa da costa croata na internet e traçamos nossa rota que incluiu: KRK, MURTER, NOVAJIA, SPLIT, VODICE e ZAGREB. 

1 - Primeiro dia (Sábado):
Depois de enfrentar um certo transito chegamos em KRK por volta das 17 horas, deixamos as coisas no hotel e partimos para pelo menos para ver a praia e conhecer um pouco da cidade. Jantamos muito bem por sinal em um restaurante perto do hotel, a sobremesa foi um sorvete muito ruim, e por volta das 21 horas com a cidade praticamente morta, voltamos para hotel.