quinta-feira, 31 de março de 2011

Heroes Square e City Park

            Hoje eu fui com a Jamile (amiga brasileira da Tati) conhecer a praça “Heroes Square” que em húngaro é escrito assim “Hosök tere”. Atrás desta praça tem um parque lindo “City Park”. Pelo que vi este parque é imenso, mas infelizmente não consegui andar muito por lá, porque tive que voltar para casa e responder um e-mail sobre o apartamento que estou vendo para alugar.
            Neste parque fica localizado o zoológico da cidade, uma casa de banhos termais, um antigo castelo (muito bonito por sinal), um parque de diversões e um lago que no inverno se transforma numa pista de patinação no gelo. E se você quiser dar uma voltinha de bicicleta tem um lugar que você pode fazer a locação de uma.
            É um lugar que as pessoas vão para relaxar, vi várias pessoas deitadas na grama lendo livros, brincando com cachorro, andando de bicicleta enfim é um ótimo e lindo lugar adorei.
           Claro que tirei varias fotos, mas novamente com celular então a qualidade é baixa. Abaixo está o Milenary Monument em húngaro “Millenniumi Emlékmu”, monumento de 36 metros construído em 1896 em comemoração aos mil anos do primeiro assentamento do povo magiar na cidade, e no centro está Monument of National Heroes.
            Povo Magiar??? Pois é descobri hoje que a Hungria é formada por descendentes da tribo dos magiares. Bom vamos as fotos. 

Heroes Square "Hosök tere"


Monument of National Heroes
          
Nesta mesma localidade ao lado da praça temos o museu de artes Museum of Fine Arts que em húngaro se escreve “Szépmuvészeti Múzem”. Aqui estão expostas obras de artistas europeus e o valor para entrar nesse museu é 900 Forints, que equivale mais ou menos a 9 reais.  


Museum of Fine Arts

Agora o parque "City Park" que eu achei um lugar lindo!!!









Esse foi um casal de brasileiros que moram em Americanas que conhecemos hoje. Eles estão passando férias aqui e ambos são muito simpáticos.


E não posso deixar de colocar fotos da avenida “Andrassy” que dá acesso a praça e ao parque. Essa avenida é muito bonita e tem prédios (se que posso chamar de prédios) muito bonitos também.




E essa é a Jamile que me mostrou esse lugar bonito de Budapeste.











 



quarta-feira, 30 de março de 2011

Comida

             Hoje enquanto estava indo para o mercado andando e prestando atenção nos comércios que tem perto do apartamento, vi que estamos bem localizadas, é por enquanto. Tem padaria, soverteria, restaurantes, farmácia, banco, tudo pertinho um do outro, em apenas dois quarterões no máximo tem tudo isso aí. Mas o que não esperava encontrar era churrasquinho grego, não do mesmo nível do que se encontra em SP masss nem aqui tenho coragem de experimentar.
Tirei uma fotinho mas não ficou muito boa. Se vocês conseguirem identificar a carne ao fundo belezinha, ou apenas acreditem em mim..rs

Depois do churrasquinho grego surgiu a idéia de compartilhar a minha primeira refeição na hungria e a minha primeira aventura na cozinha.
O meu primeiro almoço na Hungria foi uma lasanha congelada que para ser bem sincera, achei bem estranha quando olhei na embalagem e vi que era uma lasanja de legumes. Pensei “Nossa que delícia (ecaaa..rs)”.
O susto começou quando olhei a embalagem! "Hummm..Legumes!!! Bom é o que tem pra hoje né?"

Bom após abrir a embalagem as coisas pioram um pouco, olha isso..rs



Só que ao experimentar paguei a língua. É muito boa essa lasanja, para quem gosta de comida apimentada é um prato cheio, uma delícia! Até procurei no mercado pra comprar, mais não achei L


E para finalizar e deixar minha mãe mais tranquila, a foto da minha primeira comidinha! “Mãe, não vou viver de comida congelada, pode ficar sussa!”. Tudo bem que queimei o arroz, não fiz nenhuma carne ou frango, apenas uma saladinha MAS para tudo tem uma explicação...hehehe
A primeira desculpa: O fogão é muito potente aqui e a panela diferente, por isso, queimou um pouquinho o arroz...hehehehe...espero sinceramente que seja por isso..rsrs
A segunda desculpa: Não comprei carne e nem frango no mercado, porque estava perdida com esse dinheiro que começa de 1000 pra cima e não sabia quanto tinha na carteira, então decedi não comprar nem carne e nem frango...hehehe
Bom lá vai a foto da primeira refeição preparada por mim, podem acreditar estava muito bom! Tah, mais ou menos bom, o suco e o activia estavam ótimo J




terça-feira, 29 de março de 2011

A primeira voltinha na Hungria

Bom hoje em acordei tarde, aqui era umas 3 horas da tarde (horário local), e umas 10 horas da manhã no Brasil. Ainda estou com o horário trocado, quero só ver que horas vou dormir.....rsrs

Hoje também foi a primeira vez que sai para conhecer a cidade, pra começar tive dificuldades para abrir e fechar a porta do apartamento!! A fechadura é diferente e estranha. E depois que consegui sair tive que voltar porque esqueci o mapa da cidade, o ticket do bonde enfim voltando para o apartamento e brigando mais uma vez com a fechadura da porta.

Nesse meio tempo a Tati chegou e saimos juntas, ela foi para academia e eu fui no mercado. E descobri algumas coisas.

Primeira: É muito fácil pegar o Bonde sem pagar, pois não existe nem cobrador e nem catraca. Você entra e coloca o seu ticket em uma máquina. Seu ticket é furado e pronto já eras. As vezes, sobe um fiscal para verificar se você validou seu ticket mais é raro, ou seja, você pode sair sem pagar facilmente. (claro que ninguém faz isso)
Segunda: Comprar as coisas por dedução é possível, graças a Deus as embalagens dos alimentos tem desenho que são auto-explicativo. Tks GOD.
Terceira: A linguagem de sinais é poderosa, pois no mercado a operadora do caixa não falava nada em ingles, mas conseguimos nos entender. Aeee Imagem e Ação foi muito útil...rsrs
Quarta: Aqui se paga pela sacolinha do merdado.
Quinta: Tem Kibon, Nestle, Dove, Nivea, Pespi, Coca, Danone, várias marcas conhecidas.


A minha aventura no mercado resultou na minha primeira comprinha que tinha activia, yogurt natural, arrozinho, suco de laranja, banana, tomate, sardinha em lata, sal, cebola, alho, pão de forma e peito de peru. Isso custou 30000  Forint. Aproximadamente 30 reais, eu acho!





Essa voltinha rendeu algumas fotinhos da cidade e como havia prometido, estou postando aqui. As fotos foram tiradas com o celular, portanto a qualidade não está lá essas coisas :)

O shopping cujo o nome é Mammut



O transporte público de Budapeste


Rio Danúbio que separa as cidades Buda e Peste





Se mudando para as Europass!

Bom seguindo a sugestão da Camille resolvi criar um blog para contar todas as aventuras que viverei aqui nas Europas, primeiro para que meus amigos e minha família possam saber as coisas que estão acontecendo comigo e segundo para que eu possa relembrar mais tarde tudo que passei.
Para começar vou deixar aqui o e-mail que mandei para alguns amigos e para minha família. Peço desculpas antecipadamente, não tenho salvo o email de algumas pessoas, como o da Rose, da Letícia, do tio Carlos, da Fabi, da Alessandra (cunhada da Pah), da dona Iris, da Dani, Natália, Flavia, Rafinha, enfimmm...desculpas!
Segue:
“Oi Amiguinhosss,
Estou enviando esse e-mail para falar que dessa vez deu certo! Cheguei bem na Hungria!!! Resumindo é isso, o restante da leitura é para quem está com tempo ou paciência hehehehehe
Na minha primeira noite na Hungria, eu estou aqui sem sono (mesmo não tendo dormido no avião), com olho ardendo e vermelho!.
O que me desespera é saber que aqui já são duas horas da manhã, e aí no Brasil são apenas nove horas, então se eu dormir no horário que costumava dormir ai estou ferrada....lá pelas seis da manhã estarei ficando com sono...rs...ai ai ai
Vou contar um pouco como foi a vinda pra Hungria! Sábado acordei até que forte, achando que, "Meu foi melhor me barrarem da primeira vez, nem vou chorar muito e tal", ahammm, sonho meu! Indo para o aeroporto já comecei a chorar, mas consegui controlar, no aeroporto não estava dando para segurar mais, minha mãe estava comigo, eu pra disfarçar fui comprar água, porem o telefone toca, era Pah que só fez uma pergunta simples “onde vc está?”, eu comecei a chorar, respirei e falei onde estava, meio enrolado, ela não entendeu,  tive que repetir “estou na ASA D”. Pronto daí em diante não parei mais, cheguei perto da minha mãe novamente chorando e fui até o portão de embarque da mesma forma. Chorava mais, chorava menos, disfarçava ou tentava, mas sempre chorando...rsrs...despedir não é fácil, não mesmo! Na sexta passada que foi a tentativa frustada já tinha chorado pra caramba, e esse sábado não foi diferente!
Entrando para passar na Policia Federal enfrentei uma fila enorme, o engraçado é que eu estava chorando muito mas muito mesmo e o pessoal olhava para mim com uma carinha de dó! Duas tiazinhas puxaram papo comigo, uma querendo saber o que tinha acontecido e a outra sem saber de nada falando que ia ser melhor pra mim! Nessa fila gigantesca teve um tiozinho que cortou fila, aproveitou que eu estava mexendo no celular e entrou com a maior cara de pau na minha frente, como se ele estivesse super certo, beleza, eu não estava em condições de discutir  mesmo! Deixa o folgadinho ai.
já na fila de embarque esperando minha vez para entrar no avião ouço meu nome sendo anunciado “Passageira Suelen Santos, favor comparecer no balcão da TAP Portugal”, pensei ih vão me barrar de novo...rsrs...nada, era um casal pedindo para eu mudar de lugar com um deles e assim eles ficarem juntos! Tah Tah muda ai!rs..nessa parte foi engraçado porque eu tinha momentos de altos e baixos e eu voltei a chorar novamente, a mulher da companhia área falou “moça não precisa chorar, não precisa trocar de lugar” e eu chorando respondi “Não é isso”...rsrs
Entrei no avião e estava tocando opera, maior música pra baixo, tratei logo de pegar meu mp4 e assistir uns filmes! Eu não podia ouvir música porque eu ficava lembrando da minha mãe e da Pah chorando e me dando tchau e eu começava a chorar de novo, minha mãe mandando beijo, resumindo é foda mudar de país, muito foda!
 Cheguei em Portugal, e vamos lá receber o carimbo no passaporte e a permissão para entrar no país! Hum, na minha vez tive que mostrar a carta da Ericsson falando que vou trabalhar aqui e pedindo para liberar minha entrada! A mulher implicou porque não era a carta original e sim uma cópia, e perguntou se eu tinha a permissão de trabalho, eu respondi “tenho escrita em Húngaro”, ela pediu para ver e com o papel na mão me perguntou “Tu entendes o que está escrito aqui”, eu respondi “não” e ela rebateu “Pois é, nem eu”..rsrs...ai ai tinha que ser Portuguesa! Bom liberada depois de muito custo! OK! Passei no controle de acesso para pegar o outro avião para Budapeste, é uma frescura, vc tem que tirar  a Jaqueta, cinto se tiver usando, moedas no bolso, celular, o notebook da mochila e passar no detector de metal. Enfim, após ter feito todo esse processo vc tem que recolher e guardar todos os seu pertences, ai quando eu olho pra frente vejo uma placa indicando a saída do aeroporto, meuuuu, não entendi, coisa de Português mesmo, sem comentários! vc faz tudo isso pra sair do aeroporto????
Bom do Brasil para Portugal me senti em casa nenhum problema, mesmo idioma é uma maravilha! Agora dentro do avião que fez o trajeto Portugal-Hungria, meuuuuu, começou o desespero! O povo estava falando uma farmácia e eu não entendia um remédio! NADIKA DE NADA!!!! Se a primeira impressão é a que fica, vou falar que Húngaro é difícil pra caramba viu!
E para terminar a noite com chave de ouro peguei um táxi do aeroporto para a casa da Tati. O Motorista me deixou digamos assim, um pouco distante da portaria do prédio dela, eu tinha que atravessar a rua, e pra ficar melhor ainda estava chovendo! Então eu na minha inocência pedi uma ajudinha dele, afinal eu estava com 4 malas, uma mochila e uma bolsa de mão! Sabe o que ele fez, deixou minhas malas no meio da rua, fingiu que não ouviu eu pedindo ajuda, entrou no carro e foi embora! Pior não foi isso, o pior foi que eu pedi ajuda umas 3 vezes, e em todas as vezes ele olhava na minha cara como se tivesse tudo bem! Então eu tonta, achei que ele tinha ido até o carro para fechar sei lá, pois teríamos que atravessar a rua e andar um pouco, nada ele entrou no carro e foi embora, eu fiquei na rua sem reação! Não estava acreditando naquilo..rsrs
Bom atravessei algumas malas, outras deixei no meio da rua e fui pegar depois! Graças a Deus, a Tati desceu na hora exata para colocar o lixo para fora! Eu avistei alguém saindo do prédio e nem tendo certeza se era ela ou não, gritei o nome dela! Ufaaaa, ela atendeu, era ela mesmo! Graças a Deus!
Sobre a cidade não tenho muito o que dizer ainda, só q tem muito McDonalds e muito Burger King, que todos os prédios parecem uma igreja e que eu não entendi nada do que estava escrito nos outdoors espalhados pelo caminho.
Amanhã começa a aventura!!! vou ter que sair para ir no mercado,  almoçar e visitar apartamentos, com esse idioma fácil fácil to lascada!
Bejinhos,
Su”